História da Câmara

por intercamaras — publicado 05/11/2009 07h36, última modificação 28/08/2018 16h24

Fachada da Câmara Municipal

Tendo sido criado o município de Nova Veneza, em 14 de novembro de 1956 através da Lei Estadual 2.095, somente em 03 de outubro de 1960 sucederam-se as eleições para a Intendência (equivalente ao Poder Executivo Municipal atual), bem como para a Câmara de Vereadores. 

Em 02 de janeiro de 1961, foi instalada inicialmente em imóvel cedido pela Prefeitura Municipal. Somente em 05 de abril de 1963, através do Projeto de Resolução de autoria do Vereador Osvaldo Tolentino da Silva (PMDB), a Câmara Municipal ganha autonomia financeira, conforme dispõe o art. 2º da referida Resolução.

"Art. 2º - Fica a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Nova Veneza, autorizada a, na forma da Lei, propor a criação dos cargos de contador, e tesoureiro, bem como baixar os demais atos necessários para estruturação administrativa e financeira".

Em 1993, durante a gestão do Vereador Wallace Nivaldo Stival (PMDB) como Presidente, foi adquirido pelo município através do Poder Executivo na pessoa do Prefeito Municipal José Peixoto Neto (PMDB) e transferido para o Poder Legislativo, um imóvel de terceiros, que foi adaptado, pois até então era utilizado como Hospital e agora tornava-se a nova sede da Casa de Leis.

O Palácio Legislativo Veneziano recebeu o nome de"Ovídio da Silva Veneziano", em homenagem ao saudoso Vereador Ovídio da Silva Veneziano, filho da terra.